Avaliação do tempo de secagem e análise densitométrica de dois tipos de filmes radiográficos submetidos a lavagem em álcool
DOI:
https://doi.org/10.5335/rfo.v6i1.1153Resumo
O presente estudo teve o objetivo de avaliar a ação do álcool etílico no tempo de secagem de radiografias intra-orais e as possíveis alterações causadas por este produto na densidade óptica dessas radiografias. Foram utilizados dois tipos de filmes radiográficos periapicais, com sensibilidade do grupo E (Kodak e Agfa), os quais compuseram os grupos principais da pesquisa. Cada grupo principal foi dividido em dois grupos secundários, diferenciando-se quanto ao tempo de lavagem final. Por sua vez, cada grupo secundário foi subdividido em cinco subgrupos, que se distinguiram quanto ao tratamento em álcool etílico 92,8°. Para verificar se o álcool havia alterado o tempo de secagem, este foi cronometrado para cada grupo de radiografias. Após o processamento, os filmes passaram por avaliação densitométrica em três períodos: 1, 6 e 12 meses após o experimento. Pôde-se verificar que os grupos de radiografias cuja última etapa de processamento foi um banho de álcool secaram em um tempo efetivamente menor, independentemente da marca comercial e do tempo de lavagem final. Entretanto, todas as radiografias que passaram, em alguma fase do processamento, por lavagem em álcool mostraram alterações densitométricas que podem vir a diminuir seu tempo de arquivo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este periódico bem como seus artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
