Associação entre qualidade de vida, prática de atividades físicas e frequência de estudo de alunos de graduação em Odontologia

Autores

  • Luciana Dalsochio
  • Karla Milena Obregon Bueno
  • Andrielly Vincensi Karkow
  • Camila Rafaela Mousquer Parnoff
  • Jéssica Copetti Barasuol Faculdade CNEC - Santo Ângelo

DOI:

https://doi.org/10.5335/rfo.v26i1.12642

Palavras-chave:

Indicadores de qualidade de vida, Mídias sociais, Saúde mental, Uso do telefone celular

Resumo

Objetivo: avaliar a associação entre a qualidade de vida (QV) de estudantes do curso de graduação em Odontologia da Faculdade CNEC Santo Ângelo com a prática de atividades físicas e de estudo. Métodos: trata-se
de um estudo transversal. Os participantes responderam questões referentes a informações demográficas,
atividades físicas, frequência de estudo e conteúdos pesquisados em redes sociais. Além disso, foi aplicado
o questionário WHOQOL-BREF para avaliação da QV. A análise de dados foi realizada mediante Teste U de
Mann-Whitney e Kruskal-Wallis (p-valor <0,05). Resultados: a amostra contou com 127 alunos. A QV não
teve associação com idade, sexo, mídias sociais utilizadas pelos participantes e tempo que utilizam o celular
no dia a dia. A maior média foi observada no domínio social. Os alunos que estudaram todos os dias tiveram
uma mediana maior de QV no domínio psicológico, quando comparados àqueles que não estudaram todos
os dias, e essa diferença foi estatisticamente significante. A prática de exercícios físicos proporcionou melhor
QV para os participantes, e essa associação foi estatisticamente significante para os domínios físico, psicológico, do meio ambiente e para o escore total. A menor média foi do domínio psicológico. Conclusão: estudar
todos os dias e praticar atividades físicas estiveram associados de forma independente a uma melhor QV.
Palavras-chave: indicadores de qualidade de vida; mídias sociais; saúde mental; uso do telefone celular.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

1. The WHOQOL Group 1995. The World Health Organization
Quality of Life assessment (WHOQOL): position paper from
the World Health Organization. Soc Sci Med 1995; 41:1403-
9.
2. Elani HW, Allison PJ, Kumar RA, Mancini L, Lambrou A,
Bedos C. A systematic review of stress in dental students. J
Dent Educ 2014; 78:226-42.
3. Lee KP, Yeung NID, Wong C, Yip B, Luk LHF, Wong S. Prevalence of medical students’ burnout and its associated demographics and lifestyle factors in Hong Kong. PLoS One
2020; 10:e0235154.
4. Burger PHM, Neumann C, Ropohl A, Paulsen F, Scholz M.
Development of depression and deterioration in quality of
life in German dental medical students in preclinical semesters. Ann Anat 2016; 208:183-6.
5. Machado AV, Castro CO, Filho CRB, Bruzamolin CD, Scariot R, Pizzatto E, et al. Anxiety and Sleep Quality in Dental
Students at a Private Brazilian University. Bull Tokyo Dent
Coll 2020; 61:27-36.
6. von Elm E, Altman DG, Egger M, Pocock SJ, Gøtzsche PC,
Vandenbroucke JP, STROBE Initiative. The Strengthening
the Reporting of Observational Studies in Epidemiology
(STROBE)statement: guidelines for reporting observational
studies. Lancet 2007; 370:1453-7.
7. The WHOQOL Group 1998. Development of the World
Health Organization WHOQOL-bref. Quality of Life Assesment 1998. Psychol Med 1998; 28:551-8.
8. Fleck MP, Louzada S, Xavier M, Chachamovic E, Viera G,
Santos L, et al. Aplicação da versão em português do instrumento abreviado de qualidade de vida WHOQOL-bref. Rev
Saúde Publica 2000; 34:178-83.
9. The WHOQOL Group 1998. The World Health Organization
Quality of Life assessment (WHOQOL): development and
general psychometric properties. Soc Sci Med 1998; 46:1569-
85.
10. Middleton LE, Ventura MI, Santos-Modesitt W, Poelke G,
Yaffe K, Barnes DH. The Mental Activity and exercise (MAX)
trial: Effects on physical function and quality of life among
older adults with cognitive complaints. Contemp Clin Trials
2018; 64:161-6.
11. Czibere I, Rácz A, Szilvási H, Szikszai Z, Imre S. Examination of life quality, mental conditions and cognitive status of
people over the age of 90: results of a Hungarian local research. Cent Eur J Public Health 2019; 27:17-23.
12. Santos AAA, Mognon JF, Lima TH, Cunha NB. A relação entre vida acadêmica e a motivação para aprender em universitários. Psicol Esc Educ 2011; 15:283-90.
13. Accorsi DMP, Bzuneck JA, Guimaraes SER. Envolvimento
cognitivo de universitários em relação à motivação contextualizada. Psico-USF 2007; 12:291-300.
14. Simões CSM, Samulski DM, Simim M, Santiago MLM. Análise da qualidade de vida de professores e alunos de musculação: um estudo comparativo. RBAFS 2011; 16:107-12.
15. Mello MT, Boscolo RA, Esteves AM, Tufik S. O exercício físico
e os aspectos psicobiológicos. Rev Bras Med Esporte 2005;
11:203-7.
16. Alves JGB, Tenório M, Anjos AG, Figueroa JN. Qualidade
de vida em estudantes de Medicina no início e final do curso:
avaliação pelo WHOQOL-BREF. Rev bras educ med 2010;
34:91-6.
17. Silva RS, da Silva I, da Silva RA, Souza L, Tomasi E. Atividade física e qualidade de vida. Cien Saúde Colet 2010;
15:115-20.
18. Wu XY, Han LH, Zhang JH, Luo S, Hu JW, Sun K. The influence of physical activity, sedentary behavior on health-
-related quality of life among the general population of children and adolescents: A systematic review. Plos One 2017;
12:e0187668.
19. Nowak PF, Bozek A, Blukacz M. Physical Activity, Sedentary
Behavior, and Quality of Life among University Students.
Biomed Res Int 2019; 2019:9791281.
20. Friedrich A, Claßen M, Schlarb AA. Sleep better, feel better?
Effects of a CBT-I and HT-I sleep training on mental health,
quality of life and stress coping in university students: a randomized pilot-controlled trial. BMC Psychiatry 2018; 18:268.
21. Lucchetti G, Damiano RF, DiLalla LF, Lucchetti ALG, Moutinho ILD, Ezequiel OS. Cross-cultural differences in mental
health, quality of life, empathy, and burnout between us and
brazilian medical students. Acad Psychiatry 2018; 42:62-7.
22. Moutinho ILD, Lucchetti ALG, Ezequiel OS, Lucchetti G.
Mental health and quality of life of Brazilian medical students: Incidence, prevalence, and associated factors within
two years of follow-up. Psychiatry Res 2019; 274:306-12.
23. Andre A, Pierre G, Mc Andrew M. Quality of Life Among Dental Students: A Survey Study. J Dent Educ 2017; 81:1164-70.
24. Bampi LNS, Baraldi S, Guilhem D, de Araújo MP, Campos
ACO. Qualidade de vida de estudantes de Medicina na Universidade de Brasília. Rev bras educ med 2013; 37:217-25.
25. Cavalcante MS, Cazolari PG, Gallino SA, Cohrs FM, Sañudo
A, Schveitzer MC. Qualidade de vida dos estudantes do primeiro e sexto ano do curso de medicina. Rev Medicina 2019;
98:99-107.
26. Amadeu JR, Justi MM. Qualidade de vida de estudantes de
graduação e pós-graduação em Odontologia. Arch Health Invest 2017; 6:540-4

Downloads

Publicado

2023-11-06

Edição

Seção

Investigação Científica

Como Citar

Associação entre qualidade de vida, prática de atividades físicas e frequência de estudo de alunos de graduação em Odontologia. (2023). Revista Da Faculdade De Odontologia - UPF, 26(1), 45-51. https://doi.org/10.5335/rfo.v26i1.12642