Clínicas Integradas em Odontologia, desafios, oportunidades e perspectivas: uma revisão de literatura

Autores

  • Viviane Pereira
  • Ismênia Marçal
  • Alexa Dias
  • Maria das Graças Chaves
  • Mônica Soares UFJF/Professor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rfo.v28i1.15530

Palavras-chave:

Educação em Odontologia, Currículo, Clínicas odontológicas, Graduação, Prestação Integrada de Cuidados de Saúde

Resumo

As clínicas integradas em Odontologia constituem em um desafio para o ensino superior na formação do profissional, que deverá aprender a tratar as condições orofaciais de seu paciente de forma diferenciada no futuro próximo, aliando cada vez mais a Odontologia e as novas tecnologias. Objetivou-se com este estudo de revisão discutida entender o conceito de clínica integrada e suas perspectivas em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais. Foi realizado um levantamento bibliográfico sistematizado nos bancos de dados eletrônicos: Lilacs, PubMed e Scielo. Os termos em português e inglês  “Educação em Odontologia” (Dental Education), “Clínicas Odontológicas” (Dental Clinics), “Graduação” (Undergraduate Program), “Prestação Integrada de Cuidados de Saúde” (delivery of health care, integrated) e “Currículo” (Curriculum) foram utilizados como palavras-chave. Foram eleitos 23 artigos para esta revisão e extraídas as ideias principais dos textos tendo como base as metodologias utilizadas e os principais resultados. Os autores foram unânimes em ressaltar que as clínicas integradas em Odontologia exercem influência na formação e no preparo do egresso generalista através do treinamento sobre um planejamento global, inter e multidisciplinar como pilar essencial para um currículo integrativo e inovador.

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Publicado

2024-02-15

Edição

Seção

Revisão de Literatura

Como Citar

Clínicas Integradas em Odontologia, desafios, oportunidades e perspectivas: uma revisão de literatura. (2024). Revista Da Faculdade De Odontologia - UPF, 28(1). https://doi.org/10.5335/rfo.v28i1.15530