Análise da satisfação dos profissionais cirurgiões-dentistas vinculados às unidades básicas de saúde do norte do Paraná
A qualitative and quantitative study in basic health units in Northern Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5335/rfo.v30i1.16415Palavras-chave:
Satisfação no emprego, Tratamento odontológico, Sistema único de saúdeResumo
O Sistema Único de Saúde (SUS) é um processo social que possui construção permanente, sendo de suma importância a contínua discussão sobre seu modelo de atenção. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo analisar o grau de satisfação dos profissionais cirurgiões dentistas vinculados às Unidade Básicas de Saúde localizadas no Norte do Paraná, onde foi realizada uma abordagem quanti-qualitativa de caráter exploratório, cuja coleta de dados ocorreu por meio de um questionário semi estruturado de forma online, contendo questões abertas e fechadas. Sendo assim, foram entrevistados 24 profissionais cirurgiões-dentistas, dos quais a maior parte eram mulheres (83,3%), entre 20 e 40 anos (66,6%), e que atuavam como clínico geral (45,8%). Quanto à percepção do SUS, apresentaram-se satisfeitos com o seu trabalho 79,2%, mas demonstraram uma satisfação intermediária quando comparados com a sua remuneração (70,8%) e a infraestrutura que o SUS oferece de acordo com o seu dia a dia. Portanto, conclui-se que a maioria dos participantes avalia seu trabalho de forma satisfatória ao ser exercido no sistema público, porém as suas percepções, de acordo com a remuneração, valorização, equipe de trabalho e carga horária, acabam influenciando em suas atividades de forma negativa, necessitando-se, assim, de uma análise mais profunda das condições de trabalho desses profissionais
Downloads
Referências
Brasil. Ministério da Saúde. Sistema Único de Saúde (SUS): estrutura, princípios e como funciona. Brasília, DF; 2020. Disponível em: https://www.gov.br/saude/ptbr/assuntos/saude-de-a-a-z/s/sus-estrutura-principios-e-como-funciona.
Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção àSaúde. Departamento de Atenção Básica. A saúde bucal no Sistema Único de Saúde. Brasília, DF; 2018. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_bucal_sistema_unico_saude.pdf.
Silva RAD, et al. Análise da satisfação de profissional e síndrome de Burnout em profissionais da saúde bucal no Sistema Único de Saúde de Sobral, Ceará. 2019. Disponível em: https://www.rbmt.org.br/details/468/pt-BR/analise-dasatisfacao-de-profissional-e-sindrome-de-burnout-em-profissionais-da-saude-bucal-nosistema-unico-de-saude-de-sobral--ceara.
Costa RM, et al. Processo de trabalho do dentista na Estratégia de Saúde da Família do município de Parnamirim-RN: enfrentando os desafios de um novo modelo de atenção. Rev Odontol Brasil Central. 2010;19(51). Disponível em: https://www.robrac.org.br/seer/index.php/ROBRAC/article/view/459/514.
Gonçalves PRV. Satisfação e o emprego no Sistema Único de Saúde na área de Saúde Bucal. Rev Fac Odontol Lins. 2012;22(2):13-9. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistasunimep/index.php/Fol/article/viewFile/1492/1091.
Aerts D, Abegg C, Cesa K. O papel do cirurgião-dentista no Sistema Único de Saúde. Ciênc Saúde Coletiva. 2004;9(1):131-8. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/yThPrrQByThYWs5mpMympSq/?lang=pt
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Este periódico bem como seus artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
