Indicadores de desenvolvimento humano e de saúde bucal na atenção básica nos municípios da região metropolitana de Curitiba-PR

Autores

  • Thábata Cristy Zermiani Universidade Federal do Paraná
  • Bárbara Vieira Pimentel Universidade Federal do Paraná
  • Marilene da Cruz Magalhães Buffon Universidade Federal do Paraná
  • Rafael Gomes Ditterich Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5335/rfo.v19i2.3770

Resumo

Objetivo: o presente estudo tem como objetivo monitorar as ações em saúde bucal dos municípios do Núcleo Urbano Central (NUC) da Região Metropolitana de Curitiba – Paraná, por meio do uso de sistemas de informação, verificando a existência de correlação entre Indicadores da Atenção Primária em Saúde Bucal e os de desenvolvimento humano. Materiais e método: O estudo classifica-se como descritivo correlacional, com avaliação de dados secundários. Os indicadores de desenvolvimento humano utilizados foram o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e o Índice IPARDES de Desempenho Municipal (IPDM), obtidos na base de dados disponibilizada pelos Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES), ambos referentes ao ano de 2010. Os indicadores em saúde bucal foram acessados e analisados pela produção ambulatorial do Sistema de Informação em Saúde do Sistema Único de Saúde (SIA-SUS) e consistem na consolidação do ano de 2012 em relação a: a) Primeira Consulta Odontológica Programática; b) Ação Coletiva de Escovação Dental Supervisionada; c) Procedimentos Odontológicos Individuais Básicos; e d) Exodontias de decíduos e permanentes. Na análise estatística quantitativa foi utilizado o teste de correlação de Pearson, com nível de significância de 95%. Resultados: A comparação dos dados explicitou que quanto maior o desenvolvimento humano, maior é o número de primeiras consultas odontológicas programáticas (r=0,5645). Encontrou-se ainda correlação entre o número de primeiras consultas e o de exodontias (r=0,6439). Conclusão: Os sistemas de informação constituem-se em importantes ferramentas no planejamento local das ações de saúde bucal dos municípios.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thábata Cristy Zermiani, Universidade Federal do Paraná
    Acadêmica do Curso de Graduação de Odontologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil. Bolsista PET-Saúde / Redes de Atenção UFPR / SMS Curitiba-PR.
  • Bárbara Vieira Pimentel, Universidade Federal do Paraná
    Acadêmica do Curso de Graduação de Odontologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil. Bolsista PET-Saúde / Redes de Atenção UFPR / SMS Curitiba-PR.
  • Marilene da Cruz Magalhães Buffon, Universidade Federal do Paraná
    Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Professora Associada do Departamento de Saúde Comunitária da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil.
  • Rafael Gomes Ditterich, Universidade Federal do Paraná
    Doutor em Odontologia (Saúde Coletiva) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Professor Adjunto do Departamento de Saúde Comunitária da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

2014-12-02

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Indicadores de desenvolvimento humano e de saúde bucal na atenção básica nos municípios da região metropolitana de Curitiba-PR. (2014). Revista Da Faculdade De Odontologia - UPF, 19(2). https://doi.org/10.5335/rfo.v19i2.3770