Avaliação de diferentes métodos educativos em saúde bucal em crianças na faixa etária de 7 a 10 anos de idade
DOI:
https://doi.org/10.5335/rfo.v20i1.4525Abstract
Objetivo: Avaliar a influência de estratégias educativas em saúde bucal em crianças de 7 a 10 anos de idade, provenientes de uma escola pública da cidade de Araras – SP. Método: Participaram do estudo 112 crianças que foram aleatoriamente divididas em 4 grupos. Cada grupo participou de uma atividade educativa diferente, dentre elas, teatro (n=15), gincana (n=19), história em quadrinhos (n=22) e palestra (n=26). Todas as crianças responderam a um questionário contendo 20 questões de múltipla escolha relacionadas à saúde bucal, aplicado 2 semanas antes da introdução dos métodos educativos e imediatamente após o desenvolvimento dos mesmos. Para a análise das variáveis recorreu-se a estatística descritiva através da análise da frequência relativa e comparação de variáveis. Resultados: Os resultados mostraram que após as atividades educativas realizadas, as crianças obtiveram mais acertos no “teatro” e “história em quadrinhos”, e diminuíram o número de acertos na atividade “gincana”. Conclusão: Pôde-se concluir que o método educativo “teatro” apresentou, de maneira geral, maior influencia no conhecimento adquirido da população estudada, e que o método educativo “Gincana”, influenciou negativamente no conhecimento prévio da população estudada, fazendo-se necessário uma maior análise crítica dos métodos educativos utilizados na transmissão de conhecimentos sobre saúde bucal em escolares. Palavras chave: Motivação. Educação. Escolares.Downloads
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2015-07-28
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Artigos
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How to Cite
Avaliação de diferentes métodos educativos em saúde bucal em crianças na faixa etária de 7 a 10 anos de idade. (2015). Revista Da Faculdade De Odontologia - UPF, 20(1). https://doi.org/10.5335/rfo.v20i1.4525
