Satisfação e perfil de usuários do serviço odontológico no Sistema Único de Saúde

Autores

  • Suzely Adas Saliba Moimaz Universidade Estadual Paulista - FOA/UNESP
  • Denise de Toledo Rós Faculdade de Odontologia de Araçatuba-UNESP
  • Danielle Bordin Faculdade de Odontologia de Araçatuba-UNESP
  • Tania Adas Saliba Rovida Faculdade de Odontologia de Araçatuba-UNESP
  • Cléa Adas Saliba Garbin Faculdade de Odontologia de Araçatuba-UNESP

DOI:

https://doi.org/10.5335/rfo.v20i3.5466

Resumo

Introdução: uma das formas de fomentar a qualidade e a resolubilidade do sistema de saúde é com a avaliação do serviço de saúde prestado, entretanto, em função da complexidade envolvida, essa atitude é ainda um desafio na maioria dos serviços. Objetivo: o objetivo desta pesquisa é avaliar a satisfação do usuário com o serviço público odontológico, de acordo com suas características socioeconômicas e demográficas e com a resolubilidade do serviço prestado. Materiais e método: trata-se de uma pesquisa transversal do tipo inquérito, cuja população de estudo foi formada por usuários do serviço odontológico do Sistema Único de Saúde. O cálculo da amostra foi realizado considerando a população adulta estimada, com uma precisão de 5%, intervalo de confiança de 95% e efeito de desenho 1, para uma prevalência de 50% de adultos satisfeitos, totalizando 461 usuários. A técnica utilizada para coleta dos dados foi a entrevista interpessoal padronizada, realizadas nas unidades de saúde da família, empregando-se um formulário estruturado. Resultados: a amostra teve predomínio de mulheres (70,8%), adultos jovens (71,0%), solteiros (57,9%), baixa renda (49,4%), baixa escolaridade (50,3%). A maioria dos usuários estava satisfeita com o serviço prestado (76,2%), e a satisfação não teve associação estatística com gênero, idade, estado civil, escolaridade e ocupação (p >0,05), entretanto, quanto à renda do usuário e à resolubilidade do serviço, a associação foi significativa (p <0,05). Conclusão: os usuários entrevistados demonstraram satisfação elevada com os serviços odontológicos, apenas a renda e a resolubilidade configuraram-se como fatores incisivos na satisfação dos usuários.

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Biografia do Autor

  • Suzely Adas Saliba Moimaz, Universidade Estadual Paulista - FOA/UNESP
    Departamento de Odontologia Preventiva e Social. Saúde Coletiva
  • Denise de Toledo Rós, Faculdade de Odontologia de Araçatuba-UNESP
    Departamento de Odontologia Preventiva e Social. Saúde Coletiva
  • Danielle Bordin, Faculdade de Odontologia de Araçatuba-UNESP
    Departamento de Odontologia Preventiva e Social. Saúde Coletiva
  • Tania Adas Saliba Rovida, Faculdade de Odontologia de Araçatuba-UNESP
    Departamento de Odontologia Preventiva e Social.
  • Cléa Adas Saliba Garbin, Faculdade de Odontologia de Araçatuba-UNESP
    Departamento de Odontologia Preventiva e Social

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Publicado

2016-05-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Satisfação e perfil de usuários do serviço odontológico no Sistema Único de Saúde. (2016). Revista Da Faculdade De Odontologia - UPF, 20(3). https://doi.org/10.5335/rfo.v20i3.5466