Meios de proteção contra radiação utilizados em estabelecimentos de assistência à saúde odontológica

Autores

  • Dayse Hanna Maia Oliveira Discente do Departamento de Odontologia da Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba
  • Manuella Santos Carneiro Almeida Profa Adjunta da Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba
  • Camila Helena Machado da Costa Profa Adjunta da Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba
  • Luis Ferreira de Sousa Filho Médico Clínico Geral do Hospital Regional de Patos, Patos, Paraíba, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5335/rfo.v21i2.5771

Resumo

Objetivo: avaliar os procedimentos dos cirurgiões-dentistas acerca dos aspectos de radioproteção na cidade de Patos, PB, de acordo com a legislação sanitária brasileira. Materiais e método: foi utilizada uma abordagem indutiva com procedimento descritivo e técnica de pesquisa por documentação direta em campo. Na cidade de Patos, entre os 43 consultórios odontológicos existentes, 35 proprietários aceitaram participar da pesquisa e assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido. O pesquisador, após autorização, rea-lizou inspeção visual e preencheu o formulário contendo itens concernentes à radioproteção. Resultados: foi constatada a ausência de sinalização da radiação ionizante nas salas de raios-X em 94,2% dos consultórios e em nenhum estabelecimento foi identificado o aviso acerca da importância da ciência do dentista em casos de pacientes gestantes. Foi observado, também, aventais de chumbo acondicionados de maneira incorreta e até mesmo consultórios que não dispunham de aventais e protetores de tireoide. Conclusão: alguns aspectos de radioproteção estão em desacordo com a legislação sanitária brasileira nos consultórios odonto -lógicos de Patos, demonstrando que existem cirurgiões-dentistas que desconhecem ou não cumprem algumas normas de radioproteção vigentes, que poderiam minimizar os riscos nerentes da exposição à radiação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Manuella Santos Carneiro Almeida, Profa Adjunta da Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba
    Professora Adjunta I da Universidade Federal de Campina Grande (2013) - Doutora em Odontologia pela UNICSUL (2014); Mestre em Diagnóstico Bucal - Linha de pesquisa: Radiologia e Imaginologia Odontológica pela UFPB (2012); Especialista em Radiologia e Imaginologia Odontológica pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO- Secção Paraíba) (2012); Graduação em Odontologia na UFPB (2010); Tem experiência em Radiologia Odontológica e Odontologia Legal, com ênfase em idade dentária. Ademais, possui experiência em vigilância sanitária no âmbito de diagnóstico por imagem com radiações ionizante e não-ionizantes, além de controle de qualidade da imagem radiográfica odontológica, mamográfica e tomográfica.
  • Camila Helena Machado da Costa, Profa Adjunta da Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba
    Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal da Paraíba (2010), Especialista em Saúde Coletiva (2011), Mestre em Odontologia, Área de Concentração em Odontologia Preventiva e Infantil (2011) e Doutora em Odontopediatria (2014). Atualmente, é professora Adjunta das disciplinas de Pré-Clínica Multidisciplinar I, II e III da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), atuando nas áreas de Dentística, Anatomia e Escultura Dental. Sua linha de pesquisa se concentra em cárie, epidemiologia e odontologia social e preventiva.

Downloads

Publicado

2016-12-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Meios de proteção contra radiação utilizados em estabelecimentos de assistência à saúde odontológica. (2016). Revista Da Faculdade De Odontologia - UPF, 21(2). https://doi.org/10.5335/rfo.v21i2.5771