Manifestações imaginológicas distintas na displasia cemento-óssea florida

Authors

  • Tamara Fernandes de Castro Residente do Programa de Pós-Graduação, nível especialização, na área de Radiologia Odontológica e Imaginologia, no Departamento de Odontologia, da Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, Brasil.
  • Lilian Cristina Vessoni Iwaki Professor Associado da área de Radiologia Odontológica do Departamento de Odontologia, da Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, Brasil.
  • Neli Pieralisi Professor Associado da área de Radiologia Odontológica do Departamento de Odontologia, da Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, Brasil.
  • Mariliani Chicarelli da Silva Professor Associado da área de Radiologia Odontológica do Departamento de Odontologia, da Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, Brasil.
  • Elen de Souza Tolentino Professor Colaborativo da área de Radiologia Odontológica do Departamento

DOI:

https://doi.org/10.5335/rfo.v22i2.7400

Abstract

A displasia cemento-óssea florida (DCOF) consiste em uma lesão fibro-óssea benigna dos maxilares, onde o osso é substituído por um tecido fibroso semelhante ao cemento. A etiologia desta desordem é desconhecida e apresenta-se totalmente assintomática e, em muitos casos, as lesões são detectadas em uma radiografia tomada para outros fins. Possui maior expressão no gênero feminino, em pacientes melanodermas e de meia idade. Nos exames de imagem, possuem um amplo espectro de apresentações, onde as lesões variam de totalmente radiolúcidas (fase osteolítica), mistas a radiopacas (fase de mineralização). A DCOF pode se assemelhar a lesões como a displasia periapical, cementoma gigantiforme, osteomielite crônica esclerosante difusa e a doença óssea de Paget. O diagnóstico da DCOF é baseado principalmente nos achados clínicos associados aos exames imaginológicos, não havendo a necessidade, na maioria dos casos, de biópsia para o diagnóstico dessa entidade. Na medida do possível procedimentos cirúrgicos devem ser evitados, devido a susceptibilidade do osso a infecções. O objetivo do presente trabalho é relatar dois casos clínicos de pacientes com displasia cemento-óssea florida em diferentes fases, com características distintas no exame de tomografia computadorizada de feixe cônico.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2017-12-19

Issue

Section

Artigos

How to Cite

Manifestações imaginológicas distintas na displasia cemento-óssea florida. (2017). Revista Da Faculdade De Odontologia - UPF, 22(2). https://doi.org/10.5335/rfo.v22i2.7400