Sobre a educação pública e gratuita na República brasileira
uma breve história
DOI:
https://doi.org/10.5335/hdtv.24n.1.15818Keywords:
Brasil República, Educação pública e gratuita, HistóriaAbstract
Neste artigo, procuramos analisar por meio de pesquisa bibliográfica o acesso à educação pública e gratuita no Brasil República. O estudo da história da educação brasileira é essencial para compreendermos os desafios da educação contemporânea. Os eventos pretéritos podem ser revisitados a partir de novas preocupações do tempo presente. Dito de outra forma, existe uma contínua relação dialógica entre o presente e o passado. A educação pública e gratuita é uma conquista da sociedade brasileira que não deve ser naturalizada, pois está inserida em contextos diversos e marcada por avanços e retrocessos, rupturas e continuidades.
Downloads
References
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia: Geral e Brasil. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006.
CURY, Carlos Roberto Jamil. A Educação nas Constituições Brasileiras. In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Camara (Orgs). Histórias e Memórias da educação no Brasil, século XX. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2011, v. 3, p. 17-28.
GHIRALDELLI, Paulo. História da educação brasileira. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2015.
NAPOLITANO, Marcos. História do Brasil república: da queda da Monarquia ao fim do Estado Novo. São Paulo: Contexto, 2021.
PILETTI, Claudino; PILETTI, Nelson. História da Educação: de Confúcio a Paulo Freire. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2021.
RAMOS, Marise Nogueira. O Ensino Médio ao longo do século XX: um projeto inacabado. In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Camara (Orgs). Histórias e Memórias da educação no Brasil, século XX. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2011, v. 3, p. 229-242.
ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da Educação no Brasil. 23. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
SCHWARCZ, Lilia Moritz; STARLING, Heloisa Murgel. Brasil: uma biografia. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 História: Debates e Tendências

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms: Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).