O ensino militar na Era Vargas e a formação dos policiais militares da Bahia
DOI:
https://doi.org/10.5335/hdtv.10n.2.2463Resumen
O objetivo principal desse artigo é apresentar de forma contextualizada algumas leis e decretos implantados durante o primeiro período de governo Getúlio Vargas no Brasil −, entre 1930 e 1945 −, relativos a instrução e a formação militares, como forma de demonstrar que foi a partir de um projeto político e pedagógico nacional que o treinamento militar de policiais em todo o território nacional passou a ser verdadeiramente exercido. Isso ocorreu basicamente pelo fato de que havia uma necessidade preeminente de se formar um poder centralizado para atender às novas demandas históricas advindas do processo industrializante pelo qual passava o país. Dessa forma buscaremos focalizar, a partir do exemplo da criação do Centro de Instrução Militar (C.I.M.) na Polícia Militar da Bahia, a maneira pela qual houve a implantação de um ensino técnico militarizante para as polícias, as quais possuem o papel constitucional de serem forças reservas do Exército. Palavras-chave: Ensino militar. Era Vargas. Polícia militar da Bahia.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-06-22
Número
Sección
Dossiê
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista História: Debates e Tendências

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Authors who publish in this journal agree to the following terms: Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).Cómo citar
O ensino militar na Era Vargas e a formação dos policiais militares da Bahia. (2012). Revista História: Debates E Tendências, 10(2), 277-292. https://doi.org/10.5335/hdtv.10n.2.2463