Construindo uma historiografia nacional: a Colônia do Sacramento na obra de Francisco Bauzá, Historia de ladominaciónespañolaenelUruguay.

Autor/innen

  • Paulo César Possamai

DOI:

https://doi.org/10.5335/hdtv.11n.2.2573

Abstract

Uma vez criados os estados nacionais na América Latina, no decorrer do século XIX, iniciou-se a tarefa da construção das histórias nacionais. Buscou-se, então, iniciar história com a chegada dos europeus no continente americano, mas também integrar todo o processo histórico desenvolvido dentro das fronteiras dos estados que então construíam suas histórias nacionais. O que nos interessa aqui é analisar especificamente o caso uruguaio, ou seja, como a historiografia uruguaia interpreta a presença portuguesa no que é hoje o Estado Oriental do Uruguai. Para isso nos concentraremos na análise de uma obra fundamental na historiografia nacional uruguaia: Historia de ladominaciónespañolaenelUruguay, de Francisco Bauzá.

Downloads

Download-Daten sind nocht nicht verfügbar.

Veröffentlicht

2012-08-15

Ausgabe

Rubrik

Dossiê - A bacia do Prata - a América Latina

Zitationsvorschlag

Construindo uma historiografia nacional: a Colônia do Sacramento na obra de Francisco Bauzá, Historia de ladominaciónespañolaenelUruguay. (2012). Revista História: Debates E Tendências, 11(2), 254-265. https://doi.org/10.5335/hdtv.11n.2.2573