A professora e o comerciante: cotidiano escolar e relações de poder na Escola do Bosque Silveira (Rio Grande, 1939/1940)
DOI:
https://doi.org/10.5335/hdtv.9n.2.2973Resumo
No final de 1939, a regente de uma escola da área rural do município de Rio Grande encaminhou uma correspondência ao Poder Executivo daquela cidade manifestando seu desagrado quanto a uma transferência que lhe havia sido imposta, ao mesmo tempo em que pedia a abertura de um inquérito que abrangesse não apenas sua atuação profissional, mas também sua vida pessoal. Por meio do documento produzido por tal investigação, propomo-nos apresentar alguns aspectos do cotidiano de tal realidade escolar, bem como as relações de poder envolvidas em tal caso. Palavras-chave: História da educação.Relações de poder. Cidade de Rio Grande.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2013-02-15
Edição
Seção
Artigos Livres
Licença
Authors who publish in this journal agree to the following terms: Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).Como Citar
A professora e o comerciante: cotidiano escolar e relações de poder na Escola do Bosque Silveira (Rio Grande, 1939/1940). (2013). Revista História: Debates E Tendências, 9(2), 427-442. https://doi.org/10.5335/hdtv.9n.2.2973