A professora e o comerciante: cotidiano escolar e relações de poder na Escola do Bosque Silveira (Rio Grande, 1939/1940)

Autores

  • Gerson Wasen Fraga
  • Ester Rosa Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.5335/hdtv.9n.2.2973

Resumo

No final de 1939, a regente de uma escola da área rural do município de Rio Grande encaminhou uma correspondência ao Poder Executivo daquela cidade manifestando seu desagrado quanto a uma transferência que lhe havia sido imposta, ao mesmo tempo em que pedia a abertura de um inquérito que abrangesse não apenas sua atuação profissional, mas também sua vida pessoal. Por meio do documento produzido por tal investigação, propomo-nos apresentar alguns aspectos do cotidiano de tal realidade escolar, bem como as relações de poder envolvidas em tal caso. Palavras-chave: História da educação.Relações de poder. Cidade de Rio Grande.

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Publicado

2013-02-15

Como Citar

A professora e o comerciante: cotidiano escolar e relações de poder na Escola do Bosque Silveira (Rio Grande, 1939/1940). (2013). Revista História: Debates E Tendências, 9(2), 427-442. https://doi.org/10.5335/hdtv.9n.2.2973