América Latina e as histórias transnacionais, conectadas e cruzadas: a comparação ainda é pertinente para o campo historiográfico?

Autores

  • Igor Luis Andreo

DOI:

https://doi.org/10.5335/hdtv.17n.1.7240

Resumo

Parte preponderante dos defensores dos conceitos e das teorias de histórias transnacionais, conectadas e cruzadas, ao propor enfoques renovadores e inovações fundamentais para as análises no campo historiográfico, acaba por colocá-los como antagônicos à história comparada, que passa a ser apresentada como algo completamente superado. Neste artigo, intenta-se apontar as possibilidades de se empregar como complementares, em pesquisas historiográficas entre diferentes regiões latino-americanas, os avanços dessas (relativamente) novas teorias e conceitos com os caminhos enfatizados pela “velha” análise comparativa, além de se destacar a sempre necessária adequação dos métodos, das teorias e dos conceitos aos objetivos e objetos a serem estudados. Palavras-chave: Comparação. Complementação. Transnacionalidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2017-07-21

Como Citar

América Latina e as histórias transnacionais, conectadas e cruzadas: a comparação ainda é pertinente para o campo historiográfico?. (2017). Revista História: Debates E Tendências, 17(1), 101-110. https://doi.org/10.5335/hdtv.17n.1.7240