Pontes suspensas, tanto pênseis quanto estaiadas, tornaram-se mais propensas aos problemas de estabilidade, sendo o vento um fator determinante nas condições de estabilidade destas estruturas. A forma da seção transversal tem caráter decisivo na det

Autores

  • Dogmar Antônio Souza Junior
  • Francisco Antônio Romero Gesualdo

DOI:

https://doi.org/10.5335/rsee.v5i1.1483

Resumo

Pontes suspensas, tanto pênseis quanto estaiadas, tornaram-se mais propensas aos problemas de estabilidade, sendo o vento um fator determinante nas condições de estabilidade destas estruturas. A forma da seção transversal tem caráter decisivo na determinação dos parâmetros de projeto e, por esta razão, o estudo da ação do vento e sua interação com a ponte devem ser levados em conta na fase de projeto. Este trabalho relata o estudo da influência da forma da seção transversal de pontes frente à instabilidade dinâmica do tipo drapejamento (“flutter”), através da disponibilização de um novo procedimento experimental-numérico. As respostas dinâmicas foram determinadas através de ensaios de cinco modelos seccionais de tabuleiros de pontes em túnel de vento e pela técnica de identificação de sistemas, obtendo-se as velocidades críticas do vento e os parâmetros do sistema tais como freqüências e amortecimentos (derivativos aerodinâmicos), sendo que a técnica de identificação fundamentou-se nos métodos do “Random Decrement” (RD) e dos mínimos quadrados não-linear (Nonlinear Least Squares, NLS).

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Publicado

2011-01-06

Edição

Seção

Art