Múltiplos atenuadores dinâmicos sincronizados para controle das oscilações induzidas pelo vento na Ponte Rio-Niterói

Autores

  • Ronaldo C. Battista
  • Michele S. Pfeil

DOI:

https://doi.org/10.5335/rsee.v2i1.288

Resumo

Um novo sistema de múltiplos atenuadores dinâmicos sincronizados (MADS’s) foi recentemente instalado na Ponte Rio-Niterói para evitar que grandes amplitudes de oscilações induzidas por desprendimento de vórtices sejam causadas por ventos com velocidades relativamente baixas. O impressionante comportamento aeroelástico dessa superestrutura de aço de notável esbeltez, composta por vigas-caixão geminadas com o maior vão do mundo, e os aspectos conceituais do sistema de controle passivo e suas principais características geométricas e físicas, são sucintamente descritas. Um curto relato é feito ainda sobre como um modelo matemático do problema aeroelástico, combinado com resultados de medições experimentais e técnicas de otimização, foi utilizado para assistir ao projeto de dispositivos mecânicos simples e robustos para o controle dinâmico e reabilitação da funcionalidade em serviço dessa ponte, além da melhoria da segurança e do conforto dos usuários. O desempenho do sistema de MADS é demonstrado através de resultados de medições experimentais e comparações de resultados numéricos obtidos para respostas da estrutura original e controlada.

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Publicado

2008-10-19

Edição

Seção

Art