Modelos de concepção para estruturas de concreto armado com comportamento não linear obtidos pelo método de bielas e tirantes e otimização topológica

Authors

  • Marcela Bruna Braga França Guerra
  • Marcelo Greco Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5335/rsaee.v14i1.6510

Abstract

O modelo de bielas e tirantes é adotado no presente artigo para o dimensionamento de alguns elementos em concreto armado e para regiões em que são observadas modificações geométricas e concentrações de tensões, chamadas regiões “D”. Este modelo permite uma melhor representação do comportamento estrutural e mecanismos de resistência nas estruturas de concreto. No entanto, a escolha do modelo topológico depende da experiência do projetista em compatibilizar o fluxo interno de esforços e a geometria do contorno em relação às condições iniciais a que está sujeito o elemento estrutural. Com isso, há certa dificuldade em se aplicar o método, já que a concepção do modelo apresenta incertezas. Neste contexto, o presente artigo tem como objetivo a aplicação do modelo de bielas e tirantes para elementos estruturais não lineares, juntamente com métodos avançados de otimização topológica. O método de otimização topológica adotado considera a redução da rigidez progressiva de elementos finitos com valores baixos de tensões. As análises realizadas poderão proporcionar ao projetista estrutural melhor entendimento de processos de concepções estruturais, garantindo a segurança e a confiabilidade na resolução de problemas complexos envolvendo o concreto estrutural.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Marcelo Greco, Universidade Federal de Minas Gerais
    Trabalha como Professor na Universidade Federal de Minas Gerais vinculado ao Departamento de Engenharia de Estruturas. Tem experiência nas áreas de Engenharia Civil e Mecânica, com ênfase em Estruturas, atuando principalmente nos seguintes temas: Métodos Numéricos, Análise Não Linear, Dinâmica das Estruturas, Mecânica dos Sólidos e Análise Estrutural. Atua como revisor de periódicos nacionais e internacionais desde o ano de 2007, já tendo revisado 43 artigos científicos. Atua ainda como consultor Ad Hoc do CNPq e da CAPES. É autor do livro Resistência dos Materiais: uma abordagem sintética, publicado em 2016 pela Editora Elsevier. Coordena o Laboratório Didático de Disciplinas da Área de Mecânica dos Sólidos (LaDDAMecS) da UFMG - https://drive.google.com/file/d/0Bx2WFuqYB08SbjlNcEZjVVppa2M/view?usp=sharing.

Published

2017-07-01

Issue

Section

Artigos