Competitividade e orientação regional das exportações brasileiras de uva

Authors

  • Leticia Favaretto UFSM
  • Juliana Favaretto UFSM
  • Fernanda Cigainski Lisbinski
  • Daniel Arruda Coronel UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5335/rtee.v26i54.11392

Keywords:

Uvas frescas; Competitividade; Orientação.

Abstract

Este estudo buscou analisar a competitividade e a orientação regional das exportações de uvas frescas produzidas no Brasil, no período 2000 a 2017. Para atingir esse objetivo, utilizaram-se os indicadores de comércio internacional Vantagem Comparativas Revelada (VCR), Taxa de Cobertura (TC) e Índice de Orientação Regional (IOR). Os resultados indicam que, na maior parte do período analisado, o Brasil teve vantagem comparativa revelada. Além disso, durante todo o período, as exportações superaram as importações, e as exportações possuem forte orientação para os dois principais importadores do produto, que são Holanda e Reino Unido. Entretanto, o produto vem perdendo espaço no comércio internacional, portanto, é necessário que haja maiores incentivos à produção de uva para que o país consiga maior inserção nesse mercado, que possui grande potencial.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Leticia Favaretto, UFSM

    Discente do Curso de Graduação em Ciências Econômicas, UFSM e Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC) do CNPq. E-mail: leticiafavaretto18@gmail.com

  • Juliana Favaretto, UFSM

    Discente do Curso de Graduação em Ciências Econômicas, UFSM e Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC) do CNPq. E-mail: julianafavaretto07@hotmail.com

  • Fernanda Cigainski Lisbinski

    Discente do Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento, UFSM. E-mail: fernandacl32@hotmail.com

  • Daniel Arruda Coronel, UFSM

    Professor Adjunto do Departamento de Ciências Administrativas e dos Programas de Pós-Graduação em Administração e em Gestão de Organizações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), diretor da Editora da UFSM; editor associado da Revista Ciência Rural; acadêmico da Academia Santa-Mariense de Letras (ASL); membro do Comitê Assessor da área de Economia e Administração da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), Secretário do Conselho Municipal de Cultura de Santa Maria e parecerista de periódicos internacionais e nacionais. Foi coordenador substituto do Curso de Administração da UFSM (2011-2012); diretor da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (2013-2015). É doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV); mestre em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), bacharel em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) (CRA-RS, Registro: 047444) e em Ciências Econômicas pela UFSM (CORECON-RS, Registro: 7811). Suas pesquisas e orientações são na área de Economia Internacional, Administração Pública e Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise Econômica Brasileira; Política Industrial e de Comércio Internacional; Métodos Quantitativos e Projetos de Investimento

Published

2021-05-28

How to Cite

Competitividade e orientação regional das exportações brasileiras de uva. (2021). Revista Teoria E Evidência Econômica, 26(54), 7-32. https://doi.org/10.5335/rtee.v26i54.11392