Gestão em uma empresa vitivinícola, uma análise embasada nas Teorias da Administração
DOI:
https://doi.org/10.5335/rtee.v26i55.12125Keywords:
Gestão, teorias da administração, capital humanoAbstract
A gestão de uma empresa rural é essencial para o sucesso da mesma. O presente estudo de caso é de uma vitivinícola localizada no município de Bagé/RS. Analisou-se a gestão atual com base nas escolas da administração, buscou-se obter informações sobre a classificação da empresa, quantidade de tributação presente no preço do produto, o desenvolvimento na gestão de pessoas, se há o cumprimento das legislações trabalhistas, e verificar a importância dada a um sistema de informação. A metodologia utilizada é de caráter bibliográfico e descritivo, com abordagem qualitativa. O estudo foi realizado entre os meses julho e outubro de 2018. Os resultados são apresentados de forma textual discursiva, e, eles evidenciam que a Escola predominante é a Estruturalista e a teoria que prepondera na empresa é a Teoria Estruturalista. Nota-se que não é dada a devida importância ao sistema de informação, o que pode prejudicar a tomada de decisões, a formação de preços e os registros no tempo certo.
Palavras-chave: Gestão, teorias da administração, capital humano.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Os conceitos emitidos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). A simples remessa do trabalho implica que o(s) autor(es) concordam que, em caso de aceitação para publicação, a Revista Teoria e Evidência Econômica (Brazilian Journal of Theoretical and Applied Economics) passa a ter os direitos autorais para a veiculação dos artigos, tanto em formato impresso como eletrônico a eles referentes, os quais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Teoria e Evidência Econômica (Brazilian Journal of Theoretical and Applied Economics). É permitida a reprodução total ou parcial dos artigos desta revista, desde que seja explicitamente citada a fonte completa.