IMPACTOS DOS LEILÕES CAMBIAIS NA TRAJETÓRIA DA POLÍTICA CAMBIAL BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.5335/rtee.v25i52.9930Keywords:
Taxa de câmbio, Leilões cambiais, IntervençãoAbstract
A economia, como ciência, pressupõe a análise sobre causas e efeitos das decisões tomadas pelos agentes econômicos. Tendo em foco à intervenção na taxa de câmbio brasileira, neste trabalho será abordada e contextualizada a estrutura de funcionamento da política cambial no Brasil, bem como, o regime cambial e as autoridades responsáveis pelo controle de câmbio. A execução da pesquisa será de maneira exploratória e explicativa, de modo quantitativo. Os resultados encontrados foram obtidos por modelo de Vetor Autoregressivo (VAR) e demonstraram que todas as variáveis apresentaram raiz unitária, sendo necessário verificar a cointegração das séries, feita por meio do procedimento de Johansen. Os testes apontaram que as séries não são cointegradas e que os leilões à vista apresentaram respostas mais rápidas e significativas no controle cambial.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Os conceitos emitidos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). A simples remessa do trabalho implica que o(s) autor(es) concordam que, em caso de aceitação para publicação, a Revista Teoria e Evidência Econômica (Brazilian Journal of Theoretical and Applied Economics) passa a ter os direitos autorais para a veiculação dos artigos, tanto em formato impresso como eletrônico a eles referentes, os quais se tornarão propriedade exclusiva da Revista Teoria e Evidência Econômica (Brazilian Journal of Theoretical and Applied Economics). É permitida a reprodução total ou parcial dos artigos desta revista, desde que seja explicitamente citada a fonte completa.