Padronização de processos: um estudo de caso em uma instituição de educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.5335/ser.v14i0.7749Palavras-chave:
Gestão. Padronização. Qualidade.Resumo
As ferramentas da qualidade consistem em técnicas que podem ser utilizadas com o intuito de definir, mensurar, analisar e propor soluções para gargalos que eventualmente são encontrados nas organizações e que interferem no bom desempenho dos processos de trabalho. Nessa perspectiva, este artigo tem como objetivo demonstrar a aplicação de ferramentas de gestão da qualidade em um estudo de caso de padronização de processos, realizado em uma instituição de ensino. Para tanto, buscou-se atender ao seguinte questionamento: a padronização pode influenciar na qualidade dos serviços prestados e diminuir as anomalias em uma organização? Para a coleta de dados para a pesquisa, realizou-se inicialmente um estudo bibliográfico, seguido de uma análise do ambiente e de uma pesquisa em dados primários, por meio de entrevistas semiestruturadas, bem como em dados secundários. Identificou-se, entre as principais dificuldades encontradas pela gerência, a falta da padronização em diversos processos da instituição, que foi solucionada por meio da aplicação de ferramentas de gestão da qualidade.Downloads
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Publicado
2018-08-13
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Padronização de processos: um estudo de caso em uma instituição de educação infantil. (2018). Secretariado Executivo Em Revist@, 14, 28-40. https://doi.org/10.5335/ser.v14i0.7749