PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS EM RESTAURANTES, BARES E CASAS NOTURNAS REFLEXÃO DA CONSCIÊNCIA DOS USUÁRIOS
Palavras-chave:
Questionário, Segurança contra incêndio, Medidas de SCI, Locais de concentração de pessoas, Consciência dos usuáriosResumo
Santa Maria, 27 de janeiro de 2013. Na ocasião, 242 pessoas morreram com o incêndio causado por um sinalizador aceso dentro da casa noturna. Com a tragédia, veio mais fiscalização, rigor no cumprimento das normas contra incêndios e conscientização dos proprietários de quaisquer lugares públicos e dos frequentadores, que a partir de então, estão mais vigilantes quanto a segurança oferecida nos estabelecimentos. Em razão desta ideia, a presente pesquisa tem como objetivo propor reflexões, estimular a percepção das pessoas e contribuir para a difusão e consolidação da cultura de segurança contra incêndios (SCI) por parte dos frequentadores de bares, restaurantes e casas noturnas. O levantamento dos dados foi feito com base nas respostas de 35 pessoas, público este que respondeu a um questionário, o qual foi elaborado na plataforma de formulário do Google (Google Forms), contendo 19 perguntas de caráter quantitativo, para caracterizar a população e buscar informações relacionadas ao entendimento, comportamento, conhecimento dos itens e medidas de SCI por parte destes, buscando a difusão do assunto, a fim de atrair o interesse dos usuários pela busca de conhecimento e correto posicionamento diante dos estabelecimentos que frequentam. Os resultados mostram o conhecimento dos termos e medidas por parte dos usuários, mas salienta-se a necessidade de investir em educação e avançar na informação e compreensão da população. Até porque ela também precisa fazer a sua parte, assumindo sua parcela de comprometimento, para que todo o sistema de SCI funcione de forma eficaz.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista CIATEC-UPF

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.