A conferência dos religiosos do Brasil:
Ttradição e profecia na produção de uma oikonomia social-católica (1954-1978)
DOI:
https://doi.org/10.5335/srph.v20i1.12485Palavras-chave:
Catolicismo. Conferência dos Religiosos do Brasil. Relações de poder.Resumo
O texto é produto de pesquisa em andamento na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e tem a intensão de apresentar alguns encaminhamentos levantados sobre a investigação proposta. Indagamos qual o papel da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), suas estratégias de ação num cenário de mudanças políticas, sociais e econômicas ocorridas especialmente após a 2a guerra mundial. Tendo como pressuposto a reestruturação do catolicismo, nosso objetivo é entender de que maneira a CRB inseriu-se na proposta de um catolicismo social, gerada por uma militância católica engajada, tendo como contexto o Brasil dos anos de 1954 a 1978.
Downloads
Referências
___________________________. O reino e a glória: uma genealogia teológica da economia e do governo. Trad. Selvino J. Assmann. São Paulo: Boitempo, 2011.
_________________. O amigo & o que é um dispositivo? Trad. Vinícios de Castro Honesko. Chapecó: Editora Argos, 2014.
AZZI, Riolando; GRIJP, Klaus Van der. História da Igreja Católica no Brasil: ensaio de interpretação a partir do povo. Tomo II/3-2, terceira época. Petrópolis: Vozes, 2008.
BOURDIEU, Pierre. Campo de poder, campo intelectual. Itinerario de un concepto. Editora Montressor, 2002.
_______________. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2007.
BRUNEAU; Thomas. Catolicismo brasileiro em época de transição. São Paulo: Edições Loyola, 1974.
CALDEIRA, Rodrigo Coppe. Os baluartes da tradição: o conservadorismo católico brasileiro no Concílio Vaticano II. Curitiba: Editora CRV, 2011.
CERTEAU, Michel. A invenção do Cotidiano. Artes de fazer. 22a. Edição. Trad. Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes, 2014.
DUSSEL, Enrique. História da Igreja Latino-Americana (1930 a 1985). 2a. Edição. São Paulo: Paulus, 1989.
DURKHEIM, Émile. As formas elementares da vida religiosa. O sistema totêmico na Austrália. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
FAUSTO, Boris. História do Brasil. 2a. Edição. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo,1995.
FOUCAULT, Michel. Segurança, território, população. Curso dado no Collége de France (1977-1978). Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins fontes, 2008.
________________. A ordem do discurso. Aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Trad. Laura F. de Almeida Sampaio. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
FREYRE, Gilberto. Casa grande e senzala. Formação da família brasileira sob o regime patriarcal. 48º.edição rev. São Paulo: Global, 2003.
HOBBSBAWM, Eric. Era dos extremos:o breve século XX (1914-1991). Trad. Marcos
Santarrita. 2a. Edição. 50a. reimpressão. São Paulo: Companhia das letras, 2013.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. 26a. Edição. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
LIRA, Ronald Apolinário de. Catolicismo e política: pastoral da juventude e formação partidária do PT. 1a. Edição. Curitiba: Editora Appris, 2019.
LÖWI, Michael. O que é cristianismo de libertação: religião e política na América Latina. 2a. Edição. São Paulo: editora Fundação Perseu Abramo: Expressão popular, 2016.
MAINWARING, Scoot. A Igreja Católica e a política no Brasil (1916-1985). Trad. Heloísa Braz de Oliveira Prieto. São Paulo: Editora Brasiliense, 1989.
MANOEL; Ivan A. Prefácio. IN ROSA, Lilian Rodrigues de Oliveira. A Santa Sé e o Estado Brasileiro: estratégias de inserção política da Igreja Católica no Brasil. Jundiai: Paco Editorial, 2015.
MARITAIN, Jacques. Humanismo Integral: problemas temporais e espirituais de uma nova cristandade. Trad. Margarida Hulschof. São Paulo: Cultor de Livros, 2018.
MATA, Sérgio da. História e religião. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
MICHLER, Martin. Relatório da CRB. Revista da Conferência dos Religiosos do Brasil. Rio de Janeiro. 1o. de Julho de 1955, p. 43-49.
ORO, Ari pedro (Org.). Religião e política no Cone Sul: Argentina, Brasil e Uruguai. São Paulo: Attar Editorial, 2006.
PRADO JR, Caio. Formação do Brasil Contemporâneo. Colônia. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
ROSA, Lilian Rodrigues de Oliveira. A Santa Sé e o Estado Brasileiro: estratégias de inserção política da Igreja Católica no Brasil. Jundiai: Paco Editorial, 2015.
SANCHIS, Pierre. Catolicismo: modernidade e tradição. São Paulo: Edições Loyola, 1992.
SOUZA, Rogério Luiz de . A reforma social católica e o novo limiar capitalista (1945-1965). Tese. (Doutora em História). Programa de pós-graduação em História da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/27170 Acesso dia: 06 de agosto 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC-BY que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, de acordo ainda com a democratização científica prevista pela Ciência Aberta.