História, historiadores (as) e pandemia no mundo contemporâneo, uma entrevista com José D’Assunção Barros
DOI:
https://doi.org/10.5335/srph.v20i2.12629Abstract
É pouco provável encontrar no algum estudante da História, na graduação ou pós-graduação, que não tenha lido os livros O Campo da História (2004) e O Projeto de Pesquisa em História (2005). Isso demonstra, em parte, a importância da obra teórica de José D’Assunção Barros, um dos historiadores brasileiros mais relevantes da sua geração. Nesta entrevista José D’Assunção Barros nos fala da sua trajetória acadêmica, da experiência de vivenciar o isolamento social imposto pela Pandemia e de suas atividades como pesquisador e professor. Conta-nos como tem sido o seu processo de inserção no mundo virtual através do uso de ferramentas da rede mundial de computadores, tanto para participação nos diálogos acadêmicos quanto para pesquisa em acervos digitais. As dicas de José D’Assunção Barros podem nos ajudar a repensar parte das nossas estratégias como pesquisadores, sobretudo, nesse momento de dificuldade de acesso aos arquivos físicos; podem ainda nos acudir nesse período em que as incertezas e o medo se somam as dificuldades habituais da pesquisa. Por fim, o historiador evoca sua formação multidisciplinar para pensar temas nossos e nos fala dos seus projetos mais recentes na área de Teoria e Metodologia da História. Resta-nos agradecer o entrevistado pela generosidade das respostas e desejar que os leitores gostem do resultado aqui apresentado.
Downloads
References
______. O projeto de pesquisa em História. Da escolha do tema ao quadro teórico. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2005.
______. Seis desafios para a historiografia do novo milênio. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2019.
BLOCH, March. Apologia da História ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC-BY que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, de acordo ainda com a democratização científica prevista pela Ciência Aberta.