Casa de Ferreiro, Pau de Arara
a Repressão Dentro do Exército e as Narrativas da Ditadura
DOI:
https://doi.org/10.5335/srph.v20i2.12703Palavras-chave:
Ditadura, Repressão, TorturaResumo
Este artigo constitui-se a partir de um depoimento coletado pela Comissão Nacional da Verdade (CNV), no ano de 2013, em busca de compreender o discurso elaborado pelos militares torturados, perseguidos e expurgados do Exército Brasileiro durante a ditadura militar (1964-1985). A narrativa de um ex-militar vem ao encontro dos questionamentos sobre a existência ou não de uma ditadura de duas décadas no Brasil e suas consequências. Pouco colocada em debate, a ação dos militares dissidentes, que questionaram o golpe e se opuseram a ele, está presente na narrativa analisada, que servirá de pano de fundo para esse trabalho, o qual tem como fonte principal o depoimento do capitão Darcy Rodrigues.
Downloads
Referências
BECHARA, Gabriela Natacha; RODRIGUES, Horácio Wanderlei. Ditadura militar, atos institucionais e Poder Judiciário. Justiça do Direito, Passo Fundo, v. 29, n. 3, p. 587-605, 2015.
CARNEIRO, Ana; CIOCCARI, Marta. Retrato da repressão política no campo: Brasil 1962-1985: camponeses torturados, mortos e desaparecidos. Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), 2010.
CASTRO, Celso et al. Os anos de chumbo: a memória militar sobre a repressão. 1994.
FICO, Carlos. Versões e controvérsias sobre 1964 e a ditadura militar. Revista brasileira de história, v. 24, n. 47, p. 29-60, 2004. Rio de Janeiro.
LOULA, Maria; CUNHA, Paulo; RODRIGUES, Darcy. DEPOENTE: DARCY RODRIGUES Categoria do depoente: Vítima militar, capitão Local: São Paulo Responsáveis pela tomada de depoimento: TOMADA DE TESTEMUNHO (transcrição). [s.l.]: , 2013. Disponível em: <http://cnv.memoriasreveladas.gov.br/images/pdf/depoimentos/Darcy_Rodrigues_-_Completo.pdf>.
MÜLLER, Angélica. " Você me prende vivo, eu escapo morto": a comemoração da morte de estudantes na resistência contra o regime militar. Revista Brasileira de História, v. 31, n. 61, p. 167-184, 2011.
NETO, Odilon Caldeira. Memória e justiça: o negacionismo e a falsificação da história. Antíteses, v. 2, n. 4, p. 1097-1123, 2009. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
SCHWARCZ, Lilia Moritz; STARLING, Heloisa Murgel. Brasil: uma biografia: Com novo pós-escrito. Editora Companhia das Letras, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC-BY que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, de acordo ainda com a democratização científica prevista pela Ciência Aberta.