Media archaeology in Jussi Parikka’s Own Words
DOI:
https://doi.org/10.5335/srph.v21i1.13693Keywords:
EntrevistaAbstract
Dando continuidade a um esforço no sentido de contribuir com a difusão de conhecimentos históricos e sobre Arqueologia, buscando sempre trabalhar sob a perspectiva das Humanas Digitais, o grupo de pesquisa ARISE (Arqueologia Interativa e Simulações Eletrônicas) do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP), apresenta mais uma entrevista realizada no âmbito de um projeto que consiste em uma série de entrevistas com especialistas em Arqueologia Digital e áreas correlatas. Nesta entrevista, aqui traduzida e transcrita, conversamos com o professor Jussi Parikka da Escola de Artes Winchester da Universidade de Southampton no Reino Unido, um dos maiores especialistas em Arqueologia da Mídia no cenário mundial. Em um diálogo que conduz a Arqueologia para além do passado, colocando-a também em contato com a contemporaneidade. O entrevistado discorre sobre sua formação acadêmica até o seu interesse e consolidação no campo da Arqueologia das Mídias, conceituando essa área de pesquisa e apontando as semelhanças e diferenças com relação à “arqueologia tradicional”. O professor Parikka é autor de diversos livros, tais como A geology of media, Digital contagions: a media archaeology of computer viruses, The anthrobscene, O que é arqueologia das mídias?, dentre outros.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC-BY que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, de acordo ainda com a democratização científica prevista pela Ciência Aberta.