Imagem, Identidade e Representação
DOI:
https://doi.org/10.5335/srph.v22i2.14802Palavras-chave:
Imagem. Identidade. Representação. História. Patrimônio.Resumo
O surgimento de uma rota turística na cidade de Erechim – RS com equipamentos dotados de elementos estéticos em suas fachadas e representantes da arquitetura produzida pelos imigrantes italianos após o assentamento destes no estado levanta algumas reflexões sobre a percepção desses objetos na paisagem em que se inserem, o Vale Dourado. São equipamentos que servem à atividade turística que tem se desenvolvido no lugar e que vêm transformando a paisagem e estabelecendo uma dinâmica concreta de turismo cultural. Este trabalho busca discutir como a representação desse grupo através da materialidade simbólica ganha força de expressão e atua sobre o espaço estabelecendo novas dinâmicas sociais ligadas a identidade, a região e as fronteiras objetivas e subjetivas.
Downloads
Referências
BOURDIEU, Pierre. A identidade e a representação: Elementos para uma reflexão crítica sobre a ideia de região. In: BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand, 1989. cap. V, p. 107-132.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Cascas. Tradução de André Telles. Serrote: Uma Revista de Ensaios, Artes Visuais, Ideias e Literatura, São Paulo, n. 13, p. 99-133, mar. 2013.
GONÇALVES, Janice. Lugares de memória, memórias concorrentes e leis memoriais. Revista Memória em Rede, Pelotas, v. 7, n. 13, p. 15-28, 11 ago. 2015.
GONÇALVES, José Reginaldo. Autenticidade, memória e ideologias nacionais: o problema dos patrimônios culturais. Estudos Históricos: Identidade Nacional, [s. l.], v. 1, ed. 2, 1 dez. 1988.
HATUKA, Tali. A obsessão com a memória: o que isso faz conosco e com as nossas cidades? In: CYMBALISTA, Renato; FELDMAN, Sarah; KÜHL, Beatriz M. Patrimônio Cultural: Memórias e Intervenções Urbanas. Annablume, 2017.
NORA, P. (1993) Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História. São Paulo: PUC-SP. N° 10, 1993. 22p.
TEDESCO, João Carlos. Ruminantes de memórias: sentimentos, experiências e silêncios deliberados. Revista História: Debates E Tendências, [s. l.], v. 13, ed. 2, p. 343-353, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC-BY que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, de acordo ainda com a democratização científica prevista pela Ciência Aberta.