A problemática da liberdade e a literatura engajada
DOI:
https://doi.org/10.5335/srph.v22i3.14913Palavras-chave:
Sartre, literatura, liberdadeResumo
Neste estudo, buscaremos reconstruir de forma breve a interpretação de literatura para Jean-Paul Charles Aymard Sartre, descrita no livro Qu’est ce que la littérature? (Que é a literatura?). Para que isso seja possível, procuraremos compreender a construção da ideia sartreana sobre a literatura e como o escritor e sua obra se relacionam e dependem do seu público e do ato da leitura, ou seja, por que esta relação entre escritor e leitor é de fundamental importância na concepção de Sartre para a construção da literatura.
Após compreensão da construção feita por Sartre, entre escritor e o leitor, tentaremos averiguar alguns pontos de sua interpretação semântica da literatura feita no momento de sua escrita, o século XX. Buscaremos analisar se a exegese do texto ainda conta com contribuições temáticas que até o presente momento ainda possamos usar, ou se a explanação de Sartre ficou como uma relíquia do passado ou uma estrela literária em eclipse.
Downloads
Referências
BELO, Renato dos Santos. Notas sobre a relação entre marxismo e existencialismo em Sartre. Cadernos De Ética e Filosofia Política, 2 (13), pp. 57-66. 2008. Recuperado de http://www.revistas.usp.br/cefp/article/view/83383.
CASTRO, Fabio, L; NORBERTO, Marcelo, S. Sartre hoje – volume 1. Porto Alegre: Editora Fi, 2017a.
______. Sartre hoje – volume 2. Porto Alegre: Editora Fi, 2017b.
COX, Gary. Compreender Sartre. Editora Vozes 2006.
ENTREVISTA a Jean Paul Sartre, 1967. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9ILS67A_eFk&t=211s. Acesso em: 27 de maio. 2023.
FIGURELI, Roberto. Sartre e a literatura engajada. Curitiba: Letras, 1987.
HILGERT, H. L. Questões de Método filosofia e literatura em Sartre. Analytica, v. 22, n.1, p. 221-246. 2018.
MÉSZÁROS, István, A obra de Sartre – busca da liberdade e desafio da história. São Paulo: Boitempo, 2012.
MORRIS, Katherine J. Sartre Introdução. Porto Alegre: Artmed, 2008.
SAAS, S. D. A noção de projeto na psicanalise existencial de Sartre. Revista Limiar, 2(4), 105-125. 2019. https://doi.org/10.34024/limiar.2015.v2.9259.
SARTRE, Jean-Paul. As questões de método. Rio de Janeiro: DP&A 2002b.
______. Crítica da razão dialética. Rio de Janeiro: DP&A 2002a.
______. O existencialismo é um humanismo. 3ª ed. Lisboa: Editorial Presença, 1970.
______. SARTRE, Jean-Paul. Que é a literatura: São Paulo, Editora Ática. 2004.
SILVA, Franklin-Leopoldo. Literatura e Experiência Histórica em Sartre: o engajamento. Curitiba, São Carlos, vol. 3, n. 2, p.69-81, outubro, 2006
VIANA, Claudio-Pires. Sartre e a literatura: imaginação, engajamento e liberdade. Perspectivas - Revista do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFT - v. 5, n. 2, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC-BY que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, de acordo ainda com a democratização científica prevista pela Ciência Aberta.