Passo Fundo como região política no início do século XX
DOI:
https://doi.org/10.5335/srph.v22i3.15358Palavras-chave:
Passo Fundo, região, política localResumo
Passo Fundo como município tinha uma área territorial bem maior do que na atualidade, essa vastidão foi sendo perdida ao longo do século passado. A região de Passo Fundo como conhecemos engloba uma série de municípios que como referência essa cidade e compartilham traços e características em comum. Politicamente a cidade era dominada entre 1889-1930 pelo Partido Republicano Rio Grandense, PRR, que governou de forma autoritária esse município.
Downloads
Referências
BANDIERI. Susana. La história em perspectiva regional: aportes conceptuales y avances empíricos. II congresso international de história, UEPG-UNICENTRO, Universidade estadual de Ponta Grossa, Brasil, 14 de maio de 2015.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.
FÉLIX, Loiva Otero. Coronelismo, borgismo e cooptação política. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1987.
GOLIN Tau. A Fronteira. Porto Alegre: LPM. 2002.
HOBSBAWM, E. J. Nações e nacionalismo desde 1780: programa, mito e realidade. 2.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.
KNACK, Eduardo Roberto Jordão. Entre coronéis e doutores: A afirmação política de Nicolau de Araújo Vergueiro em Passo Fundo/RS (1916-1920). Oficina do Historiador, Porto Alegre, Edipucrs, v. 1, n. 6, p. 105-125, jan/jun. 2013.
LOVE, Joseph L. O regionalismo gaúcho e as orígens da revolução de 1930. São Paulo: Perspectiva, 1975.
MIGLIORANZA, Cristiane Indiara Vernes; Universidade de Passo Fundo. O coronel e os prelos: relações entre imprensa e poder em Passo Fundo (1890-1917). 2008. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade de Passo Fundo, 2008.
PINTO, Céli Regina Jardim. Positivismo: um projeto político alternativo (RS: 1889-1930). Porto Alegre: L&PM, 1986.
RECKZIEGEL, S. Ana Luíza, História regional dimensões teórico-conceituais. História: debates e tendências. Passo Fundo, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC-BY que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, de acordo ainda com a democratização científica prevista pela Ciência Aberta.