Ocupação da Região Norte do Rio Grande do Sul na perspectiva da História Regional
DOI:
https://doi.org/10.5335/srph.v23i1.15478Palavras-chave:
Formação territorial; , norte do Rio Grande do Sul., Nonoai.Resumo
O presente texto tem por objetivo trazer elementos sobre aspectos da formação territorial e econômica do Rio Grande do Sul e de que forma estes contribuíram para a ocupação norte que foi a última região a ser ocupada por não nativos no Estado. Através de uma análise será possível perceber como a ação do tropeirismo, a abertura de novos caminhos da região das Missões para Sorocaba influenciaram na apropriação e expropriação de terras da região. Indígenas Kaingang vão sendo aldeados, povoados começam a surgir e desta forma vai ocorrendo a ocupação territorial do extremo norte do Rio Grande do Sul.
Downloads
Referências
BARROS, José D’Assunção. História, Espaço, Geografia: diálogos interdisciplinares. Petrópolis: Vozes, 2017
BRUM, Argemiro J. Desenvolvimento econômico brasileiro. Ijuí: Unijuí, 2002.
GOLIN, Tau. A Fronteira. Porto Alegre: L&PM, 2002.
¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬JUNIOR, Caio Prado. História econômica do Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1982
KERN, Arno A... et al. Arqueologia pré-histórica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1997.
MAESTRI, Mario. Breve História do Rio Grande do Sul: da Pré-História aos dias atuais. Porto Alegre: FCM Editora, 2021.
NORONHA, Andrius Estevam. Análise sobre o ordenamento territorial no Rio Grande do Sul. Revista on line Caminhos da Geografia. Universidade de Santa Cruz do Sul, 11/01/2006.
PIERUCCINI, Maria Cristina. Os Rocha Loures: uma família paranaense em 300 anos de história. Curitiba: Editora Posigraf, 1995.
SANTOS, Milton. Metamorfose do Espaço Habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da geografia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2021.
SANTOS, Nelso dos. Balsas e Balseiros do Uruguai: Reflexos e impactos para a historiografia de Nonoai. Chapecó: Estampa Editora Gráfica LTDA, 2005.
SPERRY, José Vieira. Raízes e retalhos de Nonoai. Passo Fundo: Editora Berthier, 1985.
ZART, Paulo Afonso. História agrária do planalto gaúcho 1850-1920. Ijuí: ed. UNIJUI, 1997.
Documentos
RELATÓRIO, Francisco da Rocha Loures ao Presidente da Província do Paraná. Vila de Guarapuava, 8 de agosto de 1855. Boletim do Arquivo Público do Paraná. Curitiba.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC-BY que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, de acordo ainda com a democratização científica prevista pela Ciência Aberta.