Disputas de poder político-partidário no Rio Grande do Sul pós-Estado Novo
o Diretório Leopoldense do PSD como estudo de caso (1945-1952)
DOI:
https://doi.org/10.5335/263bm245Palavras-chave:
Estado Novo, Política partidária, PSDResumo
Este artigo tem por objetivo analisar, através da atuação do Diretório do Partido Social Democrático (PSD) de São Leopoldo, como ocorreram articulações e conflitos no processo de reestruturação partidária no Rio Grande do Sul na fase final do Estado Novo e no período imediatamente posterior (1945-1952). Para isso, se utilizou de fontes inéditas, que fazem parte do acervo pessoal de Carlos de Souza Moraes (1908-2003), advogado, intelectual e político que atuou em São Leopoldo e foi uma das lideranças do PSD nesta fase. A análise do modo de fazer política, imbricando elementos locais com aspectos estaduais e nacionais, nos possibilita compreender processo de articulação e de conflitos, assim como a construção de discursos e redes sociais, visando predomínio no poder e influência em cenários políticos mais amplos.
Downloads
Referências
GERTZ, René E. O Estado Novo no Rio Grande do Sul. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2005.
GUTFREIND, Ieda. Banco de depoimentos de historiadores/escritores: concepção e escrita da História Sul-rio-grandense. Porto Alegre: Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, 2019.
LACERDA, Silvestre. Prefácio. In: ROSA, Maria de Lurdes (Org.). Arquivos de família, séculos XIII-XX: que presente, que futuro? Lisboa: Instituto de Estudos Medievais/Centro de História de Além-Mar, 2012.
OLIVEIRA, Lisandre Medianeira. O PSD no Rio Grande do Sul: o diretório mais dissidente do país nas páginas do Diário de Notícias. Tese (Doutorado), Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica, 2008.
SANTOS, Rodrigo Luis dos. Um caminho, múltiplas escolhas: Carlos de Souza Moraes e sua atuação político-intelectual no Rio Grande do Sul (1930-1950). Tese de Doutorado – PPGH/UNISINOS, São Leopoldo (RS), 2021.
SANTOS, Rodrigo Luis dos. Tramas enlaçadas: política, religião e educação no Rio Grande do Sul da primeira metade do século XX. Porto Alegre: Editora Fi, 2018.
SKIDMORE, Thomas. Brasil: de Getúlio Vargas a Castelo Branco (1930-1964). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC-BY que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, de acordo ainda com a democratização científica prevista pela Ciência Aberta.