O uso de redes neurais para classificar artigos em revisões sistemáticas
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v12i2.10561Palavras-chave:
revisão sistemática, classificação, MLPResumo
O número de alunos e de titulados no Brasil vem aumentando a cada ano. Este crescimento é extremamente necessário, pois a pesquisa é fundamental para o desenvolvimento de um país e grande parte da pesquisa mundial é desenvolvida com participação de alunos de pós-graduação. Tipicamente, uma pesquisa se inicia com uma revisão da literatura e, caso o objetivo seja conhecer o estado da arte de um determinado assunto por meio de um processo bem formulado e reprodutível, a revisão sistemática pode ser utilizada. Porém, revisões como a sistemática tendem a ser bastante rigorosas, demoradas e cansativas de ser realizadas manualmente. O objetivo deste trabalho é auxiliar na classificação dos trabalhos como a serem incluídos ou excluídos de uma revisão sistemática por meio de uma rede neural MLP maximizando a leitura dos trabalhos que interessam para a pesquisa. Foram realizados testes com dois conjuntos de dados e os resultados foram comparados com os produzidos por outros dois classificadores. A MLP teve o melhor resultado entre os métodos testados nos dois conjuntos de dados, correspondendo a uma boa escolha para este tipo de tarefa.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).