O professor como coordenador em um ambiente móvel colaborativo de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v13i3.11093Palavras-chave:
Coordenação, Learning Analytics, Sistemas ColaborativosResumo
Em ferramentas de aprendizagem colaborativa apoiada por dispositivos móveis, trocas de mensagens são realizadas pelos usuários para apoiar a construção coletiva de conhecimento pelos membros de um grupo. O registro das atividades ocorridas no grupo pode fornecer indícios de como ocorre a evolução da aprendizagem. Mecanismos de coordenação em conjunto com técnicas de learning analytics podem ser utilizados em ambientes de ensino, para apoiar o professor na coordenação, possibilitando-o adaptar suas propostas pedagógicas. Essa pesquisa visa identiï¬car os mecanismos de coordenação para ambientes colaborativos de ensino-aprendizagem móvel, bem como aplicá-los à modelagem de um sistema (EZClass) com ênfase na coordenação do professor em um ambiente virtual de aprendizagem. Os mecanismos são representados por meio de requisitos funcionais e são utilizados na deï¬nição do sistema EZClass. O EZClass surge com a proposta de auxiliar o professor na coordenação de atividades em um ambiente virtual de aprendizagem, de modo que o professor possa tomar decisões com base nos indicadores apresentados, permitindo-o adaptar sua proposta pedagógica para melhor atender a demanda dos alunos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).