Origin-Destination Data: a prototype and related scenarios
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v13i2.12351Palavras-chave:
Visualização de Dados, Origem-Destino, GIS, Sistema Público de TransporteResumo
O Sistema de Transporte Público e sua gestão operacional requerem o processamento de grande quantidade de dados (como rotas de ônibus, dados de usuários e horários de ônibus). Em particular, os dados de origem-destino servem para indicar os padrões de viagem dos cidadãos, fornecendo insights relacionados à dinâmica da ocupação do espaço urbano. Diante desse cenário, este artigo apresenta um protótipo de visualização de dados de origem-destino, mantendo o contexto espacial e temporal. A novidade está na visualização por agrupamento de dados georreferenciados, permitindo a análise de diferentes regiões de interesse (vizinhança, regionais ou regiões matemáticas por meio do algoritmo K-means).
Demonstramos o protótipo por meio de vários cenários e entrevistas feitas a cidadãos locais.
Os desafios relacionados à apresentação significativa dos resultados são discutidos sob a perspectiva da visualização e análise.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).