Origin-Destination Data: a prototype and related scenarios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbca.v13i2.12351

Palavras-chave:

Visualização de Dados, Origem-Destino, GIS, Sistema Público de Transporte

Resumo

O Sistema de Transporte Público e sua gestão operacional requerem o processamento de grande quantidade de dados (como rotas de ônibus, dados de usuários e horários de ônibus). Em particular, os dados de origem-destino servem para indicar os padrões de viagem dos cidadãos, fornecendo insights relacionados à dinâmica da ocupação do espaço urbano. Diante desse cenário, este artigo apresenta um protótipo de visualização de dados de origem-destino, mantendo o contexto espacial e temporal. A novidade está na visualização por agrupamento de dados georreferenciados, permitindo a análise de diferentes regiões de interesse (vizinhança, regionais ou regiões matemáticas por meio do algoritmo K-means).
Demonstramos o protótipo por meio de vários cenários e entrevistas feitas a cidadãos locais.
Os desafios relacionados à apresentação significativa dos resultados são discutidos sob a perspectiva da visualização e análise.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

22-06-2021

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

[1]
2021. Origin-Destination Data: a prototype and related scenarios. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 13, 2 (jun. 2021), 16–27. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.v13i2.12351.