Implementação e comparação de técnicas de machine learning aplicadas à predição do desenvolvimento de populações de afídeos
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v15i3.13467Palavras-chave:
Análise de Dados, Árvore de decisão, Extração de conhecimento, Random forest, Redes Neurais Artificiais, Regressão LinearResumo
Os insetos possuem importante grau de colaboração para a manutenção do ecossistema no planeta. Porém ao atingir um determinado nível populacional e causar danos às plantas, alguns insetos, passam a ser considerados como insetos-pragas e representam uma ameaça para a agricultura. O afídeo ou pulgão, é um inseto que contém características para atingir este estado pois apresenta um alto potencial biótico e pode causar diferentes tipos de dano às plantas. Fatores meteorológicos como precipitações, ventos e temperaturas interferem no crescimento populacional destes insetos. Portanto, este trabalho se propõe a aplicar a aplicar diferentes técnicas de machine learning com o objetivo de verificar a correlação existente entre variáveis climáticas e a dinâmica populacional dos afídeos. Pode-se concluir que variáveis como precipitação, temperatura, quantidade de dias com chuva na semana e fenômenos climáticos como El niño e La niña possuem influência na população de afídeos. Durante o trabalho, foram implementados 4 (quatro) modelos e aplicados aos dados existentes de população de afídeos com objetivo de avaliar a melhor acurácia. Como resultado obteve-se as acurácias: 11,4% para Regressão Linear; 26,4% para o modelo de Rede Neural Artificial; 29,3% para Árvore de decisão e 41,4% para random forest.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).