Soluções de tecnologia assistiva baseadas em AIoT - um mapeamento sistemático de literatura
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v15i2.13908Palavras-chave:
Inteligência artificial aplicada, internet das coisas, mapeamento sistemático da literatura, tecnologias assistivasResumo
As Tecnologias Assistivas (TA) baseadas em Inteligência Artificial e IoT (AIoT) podem fornecer soluções eficientes para pessoas com algum tipo de deficiência ou doença degenerativa. Estas soluções buscam reduzir as barreiras encontradas no dia a dia por estas pessoas, além de tornar possível uma vida mais saudável, independente e produtiva. Esta temática tem sido muito explorada na literatura, tendo sido observado um aumento de 35 \% das pesquisas nesta área no último ano, considerando as bases pesquisadas neste trabalho. Apesar do uso destas tecnologias se mostrar promissor para melhorar a qualidade de vida destas pessoas, observa-se ainda certa dificuldade para que essas soluções cheguem ao público-alvo com um preço acessível. Neste sentido, este trabalho teve como principal objetivo fornecer o estado da arte sobre este tópico, identificando lacunas importantes nas abordagens existentes, bem como o direcionamento de pesquisas futuras. Para alcançar este objetivo, foram coletados e analisados estudos publicados em periódicos de cinco bases de dados relevantes, sendo selecionados 83 estudos primários apresentando modelos, protótipos e soluções de integração entre TA e AIoT. Os resultados da pesquisa apontam para a crescente utilização das TA baseadas em AIoT; podendo-se destacar a maior concentração das pesquisas em deficiências, em detrimento das doenças degenerativas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).