GRSR - a guideline for reporting studies results for machine learning applied to Electroencephalogram data
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v15i2.14338Palavras-chave:
Machine Learning, Eletroencefalograma, Protocolo de Orientação, ML, EEGResumo
A última década foi marcada pelo aumento da pesquisa em neurociência envolvendo aprendizagem de máquina (Machine Learning, ML) e imagens médicas, como eletroencefalograma (Electroencephalogram, EEG). Como modelos de ML tendem a ser sensíveis aos dados de entrada, diferentes estratégias no design do experimento afetam significativamente os resultados. Portanto, a ausência de dados sobre o experimento torna difícil compará-los. Em média 53% dos dados críticos estavam faltando nos artigos recuperados, dificultando uma comparação justa; todos os artigos recuperados seriam considerados com alto “risco de viés" (ARV) e como tendo "preocupações quanto à aplicabilidade" (PA) por uma análise do Quadas-2. Isso corrobora a falta de uma diretriz para fornecer um modelo padrão para artigos primários nesse campo. Este trabalho apresenta o GRSR, um protocolo de orientação para estudos primários, cobrindo dados críticos para serem demonstrados em estudos utilizando EEG e ML com objetivo de analisar distúrbios neurológicos. Seguir todas as etapas do GRSR pode reduzir a chance de ser avaliado como tendo ARV e PA com base no Quadas-2. Isso resulta em uma melhoria no campo de pesquisa, permitindo a comparação real entre os resultados relatados, estreitando assim a busca pelos melhores métodos para diagnósticos de distúrbios neurais usando ML e EEG.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).