Uma perspectiva tecnológica para o uso de Blockchain na Identificação Civil: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v16i1.15113Palavras-chave:
Blockchain, Revisão Sistemática, Identificação Civil, Contratos InteligentesResumo
Após a validação do Decreto Federal nº 10.977, de 23 de fevereiro de 2022, que define o Serviço de Identificação do Cidadão (Serviço de Identificação do Cidadão) para alterar a Lei nº. 7.116/83 que substitui o atual Sistema Nacional de Registro de Identificação Civil, no qual os Cartões de Identificação Geral (RGs) são numerados com base no Cadastro de Pessoa Física e expedidos com critérios de emissão uniformes para o todo o território brasileiro, é de extrema importância que os estados adaptem seus sistemas à nova norma até março de 2023. Para isso, todo o sistema já implantado deve ser adaptado para garantir a segurança dos dados dos cidadãos e preparar todo o pessoal da administração pública. A revisão sistemática desenvolvida neste artigo tem como objetivo apresentar as possíveis aplicações do blockchain e as consequências do uso para a administração pública em diferentes áreas, especialmente no campo da identificação do cidadão, e apresentar seus principais usos. Com base em artigos encontrados em bases de dados como Scopus, Web of Science, IEEE Xplore e Science Direct, foram selecionados 21 artigos que tratam de blockchain, administração pública e identificação do cidadão por meio do método PRISMA. As principais aplicações encontradas tratavam de processamento de dados e segurança de dados públicos. Os impactos destacados foram melhoria na gestão de dados, agilidade nos serviços prestados pela administração pública, descentralização dos dados e garantia da segurança das informações. A tecnologia Blockchain tem o potencial de desencadear grandes mudanças na prestação de serviços públicos e nas estratégias internas do governo. Em alguns casos, pode levar à desvinculação da autoridade central do governo, que passa a ser responsável pela legitimidade e credibilidade dessa nova tecnologia.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Naiara Motta, Joathan Lopes, Marcela Alves, Hugo Pereira Kuribayashi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).