Uma revisão sistemática sobre o reconhecimento de cédulas bancárias falsas por meio de visão Computacional
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v16i2.15388Palavras-chave:
Reconhecimento de Cédulas Bancárias Falsas, Pessoas com Deficiência Visual, Visão ComputacionalResumo
A falsificação de cédulas é um problema real que afeta o mundo inteiro, especialmente as pessoas com deficiência visual e as pessoas sem acesso ao sistema financeiro. Neste trabalho, foi realizada uma revisão sistemática da literatura sobre o reconhecimento de cédulas bancárias falsas com o objetivo de levantar o estado da arte atual, respondendo à seguinte questão de pesquisa: ``Quais abordagens em visão computacional foram utilizadas para reconhecer notas falsas?''. Como resultado, esta revisão de literatura selecionou 25 artigos, que passaram por critérios de inclusão e exclusão e foram sumarizados de acordo com o ano de publicação, a moeda utilizada e a abordagem utilizada. Finalmente, uma análise desses resultados foi realizada, apresentando perspectivas para pesquisas futuras. Além disso, este artigo descreve alguns conjuntos de dados relatados pela literatura, que contêm imagens de notas falsas e genuínas disponíveis ao público.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).