Análise comparativa do controle PID e MPC nos ambientes CartPole e LunarLander
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v16i3.15852Palavras-chave:
CartPole, Controle Preditivo Baseado em Modelo, Controle Proporcional-Integral-Derivativo, LunarLanderResumo
Com o avanço tecnológico, sistemas cada vez mais complexos surgem, impulsionando a busca incessante por métodos de controle mais eficazes. Neste estudo, será explorado o controle de dois ambientes do Gymnasium: o LunarLander e o CartPole. O LunarLander representa uma simplificação da autonomia de veículos, enquanto o CartPole está intimamente ligado à robótica. O objetivo é aplicar o controle Preditivo Baseado em Modelo (MPC) e o controle Proporcional-Integral-Derivativo (PID) a esses ambientes, visando alcançar seus objetivos específicos. As técnicas empregadas demonstraram sucesso no controle dos ambientes, destacando a eficácia desses métodos em desafios complexos. Além disso, este estudo aborda diversos conceitos de engenharia, desde fundamentos físicos até identificação de sistemas, aproveitando-se de pacotes de Python para oferecer uma abordagem acessível tanto à academia quanto à indústria. Essa análise multidisciplinar promete contribuir significativamente para o avanço do conhecimento e aplicação prática no campo do controle de sistemas complexos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).