Reconhecimento de cédulas de real usando inteligência artificial para auxiliar pessoas com deficiência visual
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v17i1.15934Palavras-chave:
Acessibilidade, Redes Neurais ConvolucionaisResumo
O reconhecimento de cédulas de Real ainda é um desafio para pessoas com deficiência visual. Este trabalho propõe uma solução que utiliza uma rede neural convolucional para auxiliar essas pessoas a reconhecerem cédulas de Real, empregando um smartphone com câmera. A implementação resulta em um aplicativo chamado Banknotes Recognition, que realiza o reconhecimento de forma rápida, capturando a imagem da cédula com a câmera do próprio smartphone. Os testes realizados com um conjunto de 66 imagens de cédulas de Real demonstraram uma acurácia de 100%, com todas as cédulas sendo classificadas corretamente, mesmo em condições adversas, como notas dobradas, com fundos complexos, sob diferentes condições de iluminação e notas desgastadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Danillo Roberto Pereira, Karen de Almeida, Almir Olivette Artero, Danilo Medeiros Eler, Maurício Araújo Dias, Francisco Assis da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).