Avaliação Semiótica da Comunicabilidade de um Dicionário Colaborativo de Libras
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v17i1.16018Palavras-chave:
Avaliação de Comunicabilidade, Inspeção Semiótica, LibrasResumo
A comunicabilidade refere-se à capacidade de um sistema em se comunicar de forma eficaz e compreensível com o usuário. Nesse sentido, este artigo investiga a comunicabilidade de um sistema desenvolvido para atuar como dicionário colaborativo da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A pesquisa utiliza metodologias de inspeção semiótica para avaliar como as intenções dos desenvolvedores são percebidas e interpretadas pelos usuários. Os resultados apontam a necessidade de refinamentos significativos na ferramenta, a fim de aprimorar a comunicabilidade e a experiência do usuário - aspectos essenciais para o ensino e a inclusão social mais ampla da comunidade surda. Tais modificações visam facilitar o uso do dicionário, promovendo uma compreensão mais clara dos conteúdos e um aprendizado mais efetivo da Libras pelos seus usuários.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Carla Berkenbrock

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).