Robô Enfermeira para Monitorar Afasia
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.2013.723Palavras-chave:
robótica, afasia, robô enfermeira,Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar o projeto AudioBot. AudioBot é um sistema robotizado para o monitoramento de distúrbios do sistema fono auditivo, tal como as afasias. Afasia é um distúrbio da linguagem caracterizado pela dificuldade da fala e da compreensão da fala. Neste trabalho, argumenta-se que o AudioBot é especialmente útil aos fonoaudiólogos na aplicação de terapias para afasia no leito hospitalar. Para isso, AudioBot inclui uma interface para teleoperação e um mecanismo de mapeamento para detecção de obstáculos. Assim, o robô pode ser operado por uma pessoa à distância. Além disso, o AudioBot foi projetado para ser uma plataforma móvel reconfigurável e baseada em componentes, para que possa ser facilmente customizada para diferentes aplicações de robô enfermeira. Por outro lado, o hardware foi construído pela reciclagem de componentes eletrônicos, oriundos de computadores pessoais inutilizados, reduzindo custos e se tornando ecologicamente correto quando comparado aos robôs de mesma natureza. Atualmente, AudioBot está sendo avaliado pela Santa Casa de Misericórdia, um hospital filantrópico da cidade de Goiânia.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
25-02-2010
Edição
Seção
Artigo Original
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
[1]
2010. Robô Enfermeira para Monitorar Afasia. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 2, 1 (fev. 2010), 17–27. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.2013.723.