Inteligência computacional aplicada à detecção de câncer de mama

Autores

  • Leomar Santos Marques Departamento de engenharia de sistemas e automação, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas e Automação, Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Ricardo Rodrigues Magalhães Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas e Automação (PPGESISA), UFLA
  • Danton Diego Ferreira Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas e Automação (PPGESISA), UFLA

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbca.v11i1.8727

Palavras-chave:

Câncer de Mama; Neuro-Fuzzy; Redes Neurais

Resumo

O câncer de mama apresenta elevado índice de mortalidade em todo o mundo, sendo o mais incidente em mulheres. Seu diagnóstico tendo sido realizado por meio de rastreamento, ecografias mamárias e mamografias. Este trabalho tem como objetivo desenvolver um  classificador para identificar o câncer de mama utilizando  dados antropométricos e parâmetros de exame sanguíneo de rotina que são os biomarcadores.  Redes-Neurais do tipo Perceptron Multi-Camadas(MLP) e as redes Neuro-Fuzzy (ANFIS) empregados a um comitê de decisão, trazendo como resultado uma classificação do câncer de mama, com acurácia de 97\%  , um valor superior apresentado comparado aos trabalhos dos últimos anos que utilizaram biomarcadores semelhantes no período de 2013 ao início do ano de 2018.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

15-04-2019

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

[1]
2019. Inteligência computacional aplicada à detecção de câncer de mama. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 11, 1 (abr. 2019), 28–35. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.v11i1.8727.