Usabilidade do sistema de gestão de finanças públicas do Estado do Rio Grande do Sul

Autores

  • Mateus Schuch da Silva Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
  • Daniela D. S. Bagatini Departamento de Computação - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
  • Rejane Frozza Departamento de Computação - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbca.v11i1.8822

Palavras-chave:

Usabilidade, Avaliação de Interfaces, Interação Humano-Computador, IHC, Sistema FPE, Sistema de Gestão de Finanças Públicas do Estado do Rio Grande do Sul

Resumo

Em muitos casos o que compromete a vida de um software não é um problema de funcionalidade, mas as dificuldades de usabilidade. Todo projeto de software que tenha o compromisso de apoiar seus usuários, deveria preocupar-se com a experiência positiva dos mesmos para lidar de forma satisfatória e produtiva com os sistemas computacionais. Tendo como orientação a área de Interação Homem-Computador com ênfase em Usabilidade de Sistemas, o presente trabalho aborda métodos e processos para a avaliação de usabilidade e, com base neles, tem como objetivo apresentar requisitos identificados como sugestões de melhoria da usabilidade para melhorar a interação do Sistema de Gestão de Finanças Públicas do Estado do Rio Grande do Sul (FPE) com seus usuários. Tais requisitos foram apontados pelos próprios usuários que participaram de sessões de avaliação heurística e de testes de usabilidade. Os resultados obtidos indicaram contribuições e evidenciaram a importância da avaliação de usabilidade em projetos de sistemas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

15-04-2019

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

[1]
2019. Usabilidade do sistema de gestão de finanças públicas do Estado do Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de Computação Aplicada. 11, 1 (abr. 2019), 67–79. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.v11i1.8822.