Usabilidade do sistema de gestão de finanças públicas do Estado do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v11i1.8822Palavras-chave:
Usabilidade, Avaliação de Interfaces, Interação Humano-Computador, IHC, Sistema FPE, Sistema de Gestão de Finanças Públicas do Estado do Rio Grande do SulResumo
Em muitos casos o que compromete a vida de um software não é um problema de funcionalidade, mas as dificuldades de usabilidade. Todo projeto de software que tenha o compromisso de apoiar seus usuários, deveria preocupar-se com a experiência positiva dos mesmos para lidar de forma satisfatória e produtiva com os sistemas computacionais. Tendo como orientação a área de Interação Homem-Computador com ênfase em Usabilidade de Sistemas, o presente trabalho aborda métodos e processos para a avaliação de usabilidade e, com base neles, tem como objetivo apresentar requisitos identificados como sugestões de melhoria da usabilidade para melhorar a interação do Sistema de Gestão de Finanças Públicas do Estado do Rio Grande do Sul (FPE) com seus usuários. Tais requisitos foram apontados pelos próprios usuários que participaram de sessões de avaliação heurística e de testes de usabilidade. Os resultados obtidos indicaram contribuições e evidenciaram a importância da avaliação de usabilidade em projetos de sistemas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).