A Systematic Review about Large Language Models (LLMs) applied to Code Generation
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.v17i3.16310Palavras-chave:
Geração de Código, Processamento de Linguagem Natural, Inteligência Artificial na Engenharia de Software, Síntese Automática de Código, Modelos TransformerResumo
Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs) aplicados à geração de código representam um avanço significativo no desenvolvimento de software, ao aumentar a produtividade, simplificar tarefas repetitivas, possibilitar testes automatizados e promover boas práticas. Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura (RSL) sobre estudos focados no uso de LLMs para geração de código. A revisão aprofunda a compreensão das capacidades e limitações desses modelos, destacando seus benefícios e desafios. O protocolo de revisão incluiu uma busca na base de dados Google Scholar, utilizando palavras-chave relacionadas a LLMs e geração de código. Foram inicialmente encontrados 112 artigos, dos quais 15 foram selecionados com base em critérios de relevância e qualidade. Destes, 8 foram analisados em profundidade para avaliar diferentes abordagens e resultados, enquanto os 7 restantes forneceram a base teórica do estudo. Este trabalho contribui para o avanço do conhecimento na área e apoia futuras pesquisas e aplicações dos LLMs na engenharia de software.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).