Single Sign-On: um estudo de caso em banco de dados Oracle
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.2013.2125Keywords:
Single Sign-On. Oracle Internet Directory. Lightweight Directory Access Protocol.Abstract
É notório que as soluções disponibilizadas pela Tecnologia da Informação (TI) trazem benefícios mensuráveis para áreas afins e também áreas meio. Desta forma, aceita-se que com esta evolução tecnológica os Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados Relacional (SGBDR) obtiveram um ganho significativo dos recursos referentes a segurança, persistência, processamento e armazenamento de dados. A junção de todos estes recursos possibilita aos Administradores de Banco de Dados (DBA) criar, organizar e manter as diversas bases de informações de diversas organizações da forma mais efetiva possível. A este propósito o Serviço de Diretório, nos Bancos de Dados Oracle, veio contribuir para as melhores práticas de Segurança da Informação, que integrado aos Serviços de Diretórios já existentes, tais como: Active Directory (Microsoft), eDirectory (Novell) e OpenLDAP, aumentam o leque da interoperabilidade de serviços. Assim, como resultado tem-se o provisionamento automático de identidades dos usuários nas principais funcionalidades, tais como a criação, atualização, desativação e remoção destas contas nos respectivos Bancos de Dados, de forma imediata, e com total transparência. Este trabalho tem como objetivo elaborar um estudo sobre o componente Oracle Internet Directory que provisiona login e senha únicos da rede corporativa sincronizados com o Serviço de Diretório do Banco de Dados Oracle. Quando este componente é registrado nos Bancos de Dados Oracle, otimiza o custo da troca constante das senhas dos respectivos Administradores de Banco de Dados. Assim, fundamenta-se as bases para que o Single Sign-On (Único Ponto de Entrada) nos Bancos de Dados Oracle possa ser implementado seguindo as melhores práticas de Gestão de Acesso e Segurança da Informação.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2012-09-04
Issue
Section
Original Paper
License

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
How to Cite
[1]
2012. Single Sign-On: um estudo de caso em banco de dados Oracle. Brazilian Journal of Applied Computing. 4, 2 (Sep. 2012), 28–41. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.2013.2125.