Análise de desempenho de redes neurais artificiais para classificação automática de web spam
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbca.2013.2195Keywords:
Web Spam, Redes Neurais Artificiais, Aprendizagem de MáquinaAbstract
Com o crescente aumento do volume de informações disponíveis na web, as máquinas de busca tornam-se cada vez mais necessárias no dia-a-dia dos usuários da Internet. Entretanto, pessoas mal intencionadas veem esse fenômeno como uma oportunidade para obter lucro e, como consequência, um problema conhecido como web spam vem se tornando cada vez mais frequente na vida dos usuários da Internet, provocando prejuízos pessoais e econômicos. Diversas técnicas vêm sendo propostas para detecção automática de web spam, porém a alta capacidade de aperfeiçoamento dos mecanismos empregados pelos spammers exige que os métodos de classificação sejam cada vez mais genéricos e eficientes. Técnicas bastante conhecidas que possuem tais características são as redes neurais artificiais que, curiosamente, até o momento não foram avaliadas para classificação de web spam. Diante desse cenário desafiador, esse trabalho apresenta a análise de desempenho de redes neurais artificiais Perceptron de múltiplas camadas empregadas para combater tal problema.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2012-09-04
Issue
Section
Original Paper
License

Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
How to Cite
[1]
2012. Análise de desempenho de redes neurais artificiais para classificação automática de web spam. Brazilian Journal of Applied Computing. 4, 2 (Sep. 2012), 42–57. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.2013.2195.