Uma definição ontológica de elementos de contexto relevantes na adaptação de documentos em ambientes hospitalares pervasivos

Authors

  • Vinícius Maran Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)
  • Iara Augustin Universidade Federal de Santa Maria
  • Giovani Rubert Librelotto Universidade Federal de Santa Maria
  • Deise de Brum Saccol Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbca.2013.2586

Keywords:

Modelagem de Dados, Ontologias, Computação Pervasiva

Abstract

Um dos maiores desafios para sistemas pervasivos de saúde é fornecer aos usuários informações personalizadas, de acordo com as necessidades de cada pessoa ou sistema. Para que isso aconteça, é necessário que exista uma descrição das informações de contexto do ambiente, de forma reconhecível por outros sistemas computacionais. Uma das formas de se atingir essa funcionalidade é através do uso de ontologias, cujo objetivo é descrever um domínio de forma simples e extensível. Este artigo descreve o processo de construção de uma ontologia para a descrição de elementos de contexto relevantes em ambientes hospitalares pervasivos, com vistas à personalização de documentos no ambiente pervasivo prototipado na arquitetura de software ClinicSpace.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2013-05-17

Issue

Section

Original Paper

How to Cite

[1]
2013. Uma definição ontológica de elementos de contexto relevantes na adaptação de documentos em ambientes hospitalares pervasivos. Brazilian Journal of Applied Computing. 5, 1 (May 2013), 26–41. DOI:https://doi.org/10.5335/rbca.2013.2586.